LSW X Esteira: qual oferece o melhor desempenho para os tratores do campo?

Uma coisa é certa: as técnicas, equipamentos e tecnologias usadas hoje nas fazendas não são mais as mesmas de anos atrás. Evoluções e novas alternativas se apresentam a todo instante, acompanhando o ritmo de inovação do setor que cresce exponencialmente e ocupa, em grande parte do mundo, o papel de potência geradora de trabalho, renda e lucro.

Pois bem, nos últimos anos, vem-se falando na queda da hegemonia das rodas no campo, tomando como referência a experiência de norteamericanos com tratores e colheitadeiras com esteiras de borracha. Neste artigo, mostramos com testes em campo porque os pneus continuam sendo a melhor opção.

O discurso em favor das esteiras tem o apelo de que o sistema diminui a compactação do solo. Sabemos que este é um ponto muito sensível para a produtividade das lavouras, uma vez que a degradação indesejada do solo, caracterizada por processos de compressão e arrancamentos, compromete o crescimento das plantas e reduz a capacidade de chegada de nutrientes às raízes.

Acontece que as máquinas agrícolas já lançaram este desafio aos fabricantes de pneus muitos anos atrás: como combater a compactação do solo e maximizar a potência dos equipamentos, cada vez mais pesados? No finzinho dos anos 90, Maurice Taylor, CEO da Titan, percebeu que os pneus com perfil baixo, tendência no mercado automotivo, poderiam ser um “divisor de águas” também nas atividades agrícolas. Ele levou este conceito para dentro das fábricas Titan e, assim, nasceu a tecnologia Low Sidewall (LSW).

Entenda a tecnologia LSW

Os pneus com tecnologia LSW apresentam costado menor quando comparados aos pneus radiais standard, porém, com o mesmo diâmetro externo. Sua área de contato com o solo é 20% maior, devido a sua construção com revestimento especial, robusto e de longa duração, que possibilita uma melhor flutuação e distribuição da carga no solo, enquanto diminui, consideravelmente, a compactação do solo. Sua construção também garante melhor dirigibilidade, maior estabilidade e economia de combustível. Você pode conferir tudo sobre a tecnologia LSW clicando aqui, mas agora vamos aos testes comparativos entre pneus LSW e esteiras.

LSW x Esteira

Em uma lavoura transformada em campo de provas, a equipe da Titan equipou um trator Case 580 Steiger Quadtrac com os maiores pneus agrícolas do mundo, os pneus Goodyear® Optitrac LSW®1400/30R46. Ao seu lado, um trator igualzinho, mas com esteiras instaladas. O teste está no vídeo abaixo, em inglês.

Os dois tratores puxaram o mesmo implemento em um campo relativamente seco, durante uma hora e meia. A velocidade ficou perto de 11 km/h, controlada pelo “piloto automático” dos tratores (APM).  Além da constatação de que a adoção de esteiras para tratores deste porte é muito mais cara, incluindo uma diferença de +40% na aquisição quando comparamos Esteira x Pneus, a conclusão do teste mostrou que o trator com pneu LSW opera mais suave e oferece muito mais conforto ao operador, e ainda reduz, significativamente, o consumo de combustível na estrada: 12,6 galões por hora na versão com pneus LSW contra 16,6 na versão com esteiras (47,7 e 62,8 litros por hora, respectivamente).

Em outro teste feito em parceria com a revendedora John Deere, um trator 9620R equipado com o Goodyear® OPTITRAC LSW1400 / 30R46 foi colocado frente a frente contra uma máquina de esteiras John Deere 9620RX. Os resultados apontaram 15% de economia de combustível, 30% a mais de velocidade e indicaram que LSW é igual a esteiras quando se trata de tração e derrapagem. Assista ao vídeo abaixo, em inglês.

Resultados do teste de compactação de solo
A Titan também conduziu um teste comparando a pressão do solo dos pneus LSW1400 em uma John Deere 9620R com uma John Deere 9RX, usando a tecnologia de mapeamento de pressão Tekscan ™ para registrar mais de 100.000 pontos de dados nas duas máquinas. O teste revelou que a pressão no solo com o LSW1400s foi, em média, 16% menor do que as esteiras, com a pressão máxima registrada do pneu sendo 38% mais baixa do que a pressão máxima das esteiras.

Qual a sua opinião sobre este assunto? Se as novas tendências do mundo agro te interessam, comente ou compartilhe com quem também vai se interessar!

Compartilhe: