Uso de novas tecnologias: um caminho sem volta para o agronegócio

O ano de 2021 foi excelente para o agronegócio brasileiro. Para se ter ideia, o Valor Bruto da Produção Agropecuária (VBP) atingiu R$ 1,129 trilhão, o que representou 10,1% acima do alcançado em 2020. Segundo o Governo Federal, somente as lavouras somaram R$ 768,4 bilhões. Esses números são impactantes, mesmo diante da falta de chuvas, seca e geadas em regiões produtoras. Obviamente, alguns fatores explicam esse salto do agro nacional, como quantidade produzida, preço e até o desejo crescente do mercado internacional.

Só que há um detalhe que, às vezes, passa despercebido, mas vem sendo determinante para o agronegócio brasileiro: o uso da tecnologia em todas as pontas de atuação. Cada detalhe pode ser um diferencial. Nesse caso, a agricultura digital vem ganhando cada vez mais espaço. Atualmente, há um constante amadurecimento das operações e profissionalização das equipes, que faz as organizações integrarem, com velocidade e eficiência, a transformação digital em seus negócios.

Em outras palavras, a utilização de tecnologia digital tem sido fundamental para ajudar os agricultores a produzir de forma mais eficiente e sustentável. Basta olhar o que ocorrendo com a chamada “agricultura 4.0”. O uso de tecnologias combinadas para a produção do setor torna possível aprimorar o gerenciamento da propriedade, trazendo melhores resultados financeiros e uma produção mais consciente. Hoje, é possível executar várias análises em uma área e gerar uma aplicação personalizada de macro e micronutrientes.

E não é só isso. Há outros importantes exemplos para explicar como a tecnologia pode ser um diferencial no dia a dia do produtor rural. E, claro, gerar ótimos resultados ao final de colheita. É o caso do monitoramento de doenças e pragas, uma das principais razões de perda de produtividade de lavouras. Antes, eram feitas apenas ações preventivas na área total. Mas, hoje mudou. É possível identificar focos de pragas e doenças, fazer pulverizações dirigidas com a dosagem correta inclusive utilizando distintas opções de defensivos biológicos e orgânicos disponíveis.

Em relação à performance de tratores e colheitadeiras, anteriormente era feita apenas a manutenção preventiva. Atualmente, os motores podem ser monitorados em tempo real. Algoritmos já indicam possíveis problemas que poderão ocorrer e a manutenção pode ser feita no momento certo.

Percebeu como o uso de novas tecnologias é um caminho sem volta. Aqueles que adotarem as tecnologias digitais, certamente, estarão mais bem posicionados para responder aos desafios do futuro e prosperar em um ambiente competitivo de negócios impulsionado pela conectividade da agricultura.

Compartilhe: