8 funções do uso do drone na agricultura

Os drones estão ganhando cada vez mais espaço nos diversos segmentos da economia. E a agricultura não é diferente. A versatilidade e custo relativamente baixo são apenas dois fatores que abrem as portas dessa tecnologia em diversas atividades em uma fazenda. A gente selecionou 9 funções para mostrar como um drone pode ajudar no fortalecimento das atividades agropecuárias.

O equipamento serve para analisar a plantação e detectar pragas e doenças, falhas de plantio, excesso de irrigação, entre outros. Do alto, é possível analisar a coloração da planta para detectar a presença de fungos, por exemplo.

O drone também é ideal para a demarcação de plantio, uma vez que proporciona uma visão do alto de forma fácil e ágil. Podem analisar, de acordo com as imagens captadas, quais são as áreas de sua fazenda que estão mais propícias para a semeadura.

Outra importante função é acompanhar o desenvolvimento da safra. Nesse caso, é possível sobrevoar a plantação com a frequência desejada (a cada semana, por exemplo), captar as imagens e depois analisá-las cronologicamente no computador.

É possível, também, realizar o acompanhamento de pastagem. Detectar quais devem ser reformados e aqueles bons para o uso. Se precisar de uma análise detalhada, é possível escolher pontos estratégicos da fazenda para coleta de solo, que será enviada para laboratórios.

Existe a possibilidade de utilizar essa tecnologia para monitorar desmatamento de lugares distantes e de difíceis acessos. E, com a localização precisa, combatê-los. Por falar em difícil acesso, o drone também pode ser uma importante ferramenta para achar nascentes de água. Afinal de contas, muitas estão localizadas em matas fechadas.

Quando se fala em animais de uma fazenda, o drone pode contar o rebanho sem deslocar alguém para isso. Para finalizar, é possível utilizar essa tecnologia para fazer a vigilância nas divisas de uma propriedade rural.

Compartilhe: