Como ler um pneu em poucos passos

Você sabia que só de olhar para um pneu é possível apontar todas as suas medidas e características sem precisar ser um expert no assunto? Todos os pneus já saem de fábrica com uma sequência impressa de letras e números que comunicam suas medidas e algumas informações adicionais extremamente importantes. Se você tem dúvida sobre o que significam, neste artigo a gente explica como ler um pneu e saber se ele é o modelo certo para o seu veículo.

Como ler um pneu


Agora que você já viu onde fica cada informação, vamos ver com mais detalhes o que significa cada código, pegando como exemplo um pneu radial.

Medidas do pneu

Largura do Pneu

O primeiro número que aparece indicado no pneu, lendo da esquerda para direita, é a sua largura, medida em milímetros (mm) no caso dos pneus radiais. No caso dos pneus diagonais, esta medida se apresenta em polegadas (1 polegada = 25,4 mm). Essa medida serve para o motorista identificar se o pneu se adequa corretamente na roda do veículo. No exemplo acima, de um pneu radial, a largura seria 460mm.

Altura do pneu

O segundo número, após a barra, indica a altura do pneu. No exemplo acima, é o número 85. Mas o que isso quer dizer? Ele é uma indicação de que a altura da parede do pneu é uma porcentagem do valor da largura do pneu. Ou seja, 85% de 460mm. Logo, a altura desse pneu seria de 391mm aproximadamente.

Tipo de construção

O tipo de construção do pneu é indicado por uma letra logo após da indicação da altura. A indicação da letra R significa que a construção é radial. A outra possibilidade é a construção diagonal, indicada por um traço (-). Para saber tudo sobre a diferença entre os dois tipos de pneu, acesse aqui.

Diâmetro do aro

O diâmetro é a medida diagonal entre as extremidades do diâmetro interno. Esse valor é expresso em polegadas e indica o tamanho da roda. No exemplo que demos acima, o pneu serviria para uma roda com aro 34.


Capacidade de carga e índice de velocidade

Entendidas as medidas, outras informações adicionais extremamente importantes são a capacidade de carga e o índice de velocidade.

A capacidade de carga trata-se do que um pneu é capaz de suportar em carga, ou seja, quanto de peso este pneu pode carregar com qualidade e segurança garantida. No caso dos pneus diagonais, a unidade de medida é a sigla PR (Ply Rating, em inglês). No caso dos pneus radiais, fala-se em índice de carga (IC). Quanto maior o número da PR (diagonais) ou do IC, mais carga o pneu suporta. Este número vem sempre após a sequência de medidas do pneu, no caso dos diagonais, acompanhado da sigla PR e no caso dos radiais, apenas o número sozinho.

Índice de carga em pneus diagonais – medida Ply Rating

Os pneus radiais, e alguns diagonais também, comportam na sua descrição o índice de carga (número) e também o índice de velocidade (letra ou letra com número).

Índice de carga e velocidade em pneus radiais – medida IC (índice de carga)

Para identificar a carga e a velocidade correspondentes aos índices que acompanham a medida, é necessário consultar as tabelas de índice de carga e velocidade. No exemplo acima, o índice de carga de 166 indica que o pneu suporta 5.300 kg e o índice de velocidade A8 equivale à velocidade de 40 km/ hora.

Índice de carga
Índice de velocidade

Tube Type e Tube Less

A sigla final que pode ser encontrada na descrição dos pneus, depois da medida e dos índices de carga e velocidade, pode variar entre TL (Tube Less), que indica ser um pneu sem câmara de ar, ou TT (Tube Type), que indica os pneus em que é obrigatório o uso de câmara de ar. Vale ressaltar que, atualmente, toda a linha de pneus radiais da Titan já é Tube Less, para o cliente não precisar se preocupar em colocar câmara de ar. Este tipo de pneu conta com uma camada interna de borracha, chamada de Liner, que faz o papel da câmara de ar.

Gostou de saber tudo sobre como ler um pneu sem dificuldade?
Se sim, compartilha com aquele colega que também vai gostar de saber.

Compartilhe: