Durante teste comparativo realizado em propriedade rural de grãos no Oeste da Bahia, a solução da Titan proporcionou maior economia e melhor eficiência na operação
Aliar redução de custos e elevar eficiência na operação é o objetivo que toda fazenda almeja para atingir maior produção e melhor rentabilidade ao fim do ciclo. Porém na prática essa não é uma tarefa fácil e a missão passa obrigatoriamente pelo manejo e alguns cuidados importantes. Um deles é a atenção com solo que precisa ser corretamente preparado para que a semente possa desempenhar todo seu vigor e performance.
Além de atenção com as características física, química e biológica do solo é essencial se atentar à compactação. Quando a área está compactada acaba interferindo em uma série de fatores, entre eles estão: o crescimento das raízes das plantas, retenção de água, elevação da vulnerabilidade do solo a processos erosivos. Tudo isso impacta diretamente na queda de produção das lavouras.
Entre os responsáveis por agravar essa situação, está o deslocamento inevitável das máquinas e equipamentos pesados em áreas agrícolas. Para ajudar a reduzir esse impacto que afeta diretamente a produtividade da fazenda, a Titan Pneus desenvolveu a tecnologia Low Sidewall (LSW), presente em sua linha agrícola. Tratores equipados com os pneus com essa inovação exclusiva, apresentam melhor aderência, baixo índice de derrapagem, sempre dando a tração que o implemento precisa, com isso, melhoram a velocidade do plantio e geram maior conforto para o operador e durabilidade da cabine da máquina. Outro ganho importante é com relação a redução de consumo e custos com combustível, gerando mais economia a propriedade e consequentemente maior rentabilidade no fim da safra. Foi justamente esse item comprovado durante testes realizados em uma fazenda de grãos no Oeste da Bahia, com a comparação entre um trator single utilizando o LSW1000/40R32 e LSW1100/45R46 (Titan) com um trator dual equipado com 480/70R34 e 710/70R42.
No total de 226 horas trabalhadas do equipamento com o pneu o LSW, utilizou 32,6 litros de diesel por hora, com um total de 7.390 litros. Já o trator com o pneu radial standard, durante 224 horas de trabalho, ele consumiu 36,13 l/h, totalizando 8.093l. Ou seja, a máquina com o pneu da Titan gerou uma economia de R$17.080,00.
De acordo com Carlos Bellon, coordenador de vendas da Titan, por ter perfil menor (baixo), a solução da Titan proporcionou ao trator uma eficiência de torque mais eficiente. “Diferentemente dos rodados duplos que dependendo da inclinação terreno exigem mais do motor devido a distribuição de peso, o LSW estabiliza o equipamento que consegue transferir mais força (torque) para o solo deixando ele mais eficiente”, disse.
Essa tecnologia foi desenvolvida também com foco em oferecer mais agilidade aos produtores, principalmente como alternativa aos rodados duplo, os quais a desmontagem e montagem para transporte são mais trabalhosos e demandam muito tempo. Ou seja, a solução proporcionou o aumento do diâmetro da roda, sem elevar o diâmetro externo do pneu. Isso possibilita o transporte do trator sem a necessidade de desmontar o rodado. “Como cada produtor tem necessidades diferentes, a Titan Pneus oferece rodas e pneus LSW para uma variedade de equipamentos. Isso inclui colheitadeiras e tratores”, finalizou Bellon.