Dia Nacional do Voluntariado: a satisfação de fazer o bem

Você já fez algum trabalho voluntário? Se a sua resposta for sim, é bem provável que tenha despertado uma série de ótimos sentimentos, como a satisfação de fazer a diferença na vida de quem realmente precisa. É algo recompensador. Mas, se a resposta for negativa, você não tem ideia de como isso é prazeroso. Para você e, principalmente, para aquele que é ajudado.

Não se trata de uma atividade fria, racional e impessoal. O voluntariado não tem nada a ver com obrigação, como uma atividade monótona ou motivada por sentimento de culpa. É visto com uma experiência espontânea, alegre e gratificante. 

O trabalho voluntário é tão significante que possui uma data especial. O dia 28 de agosto é conhecido com o “Dia Nacional do Voluntariado”. Aliás, as formas de ação voluntária são variadas. Durante muito tempo, no Brasil, o voluntariado se concentrou em ações na área de saúde e pessoas carentes.

Aos poucos, surgiram novas oportunidades. Educação, atividades esportivas e culturais, proteção ao meio ambiente e luta contra a violência também ganharam espaço entre o voluntariado.

Assim, o voluntariado combate a indiferença, a discriminação e a exclusão sociai, além de fortalecer a cidadania e a solidariedade. A Titan celebra esse Dia Nacional do Voluntariado e agradece cada pessoa que doa sua energia e competência para fazer o bem.

Compartilhe: