ENCONTRE O PNEU ADEQUADO AO SEU EQUIPAMENTO

PNEUS
Fora da Estrada
Recomendações Gerais
É essencial que os pneus sejam mantidos com bom estado de rodagem, pois, são eles os responsáveis do contato do equipamento com o solo. Você deve manter a qualidade e o desempenho de seus pneus para garantir a performance deles e sua segurança pessoal, lembrando que somente pessoas autorizadas e capacitadas devem manipular os pneus.
Dada a importância do pneu, a TITAN recomenda que você siga os passos abaixo para garantir o melhor desempenho da máquina:

Montagem do pneu

É essencial na hora da montagem que seja seguido os modos operatórios recomendados e as normas de segurança estabelecidas para garantir a utilização de todo o potencial do pneu, assim como a integridade dos envolvidos nesta operação.
Uma montagem incorreta pode provocar danos nos pneus, no veículo e/ou nas pessoas (ferimentos graves e até mesmo fatais). Reiteramos aqui que apenas pessoas formadas com todo o material apropriado devem realizar esse tipo de serviço.

Manutenção

Os pneus devem ser passar por manutenções preventivas regularmente, a fim de identificar possíveis situações irregulares, tais como desgaste irregular, danos, pressão irregular, dentre outros. Os furos, cortes, deformações visíveis ao nível da banda de rodagem ou do costado devem ser examinadas detalhadamente por um especialista de pneus. O mesmo deve ser feito para detectar deteriorações na roda.
O controle de desgaste também deve ser efetuado através de um medidor de profundidade ou pela observação de indicadores de desgaste situados na banda de rodagem (caso houver).
Deve-se, também, checar a calibragem do pneu, somente a frio e antes do equipamento entrar em serviço.

Pressão

A pressão correta dos pneus é um fator essencial para garantir o desempenho e segurança na operação. A pressão correta é necessária para o bom comportamento do veículo assim como para conservar a integridade do pneu. Abaixo, ilustramos três casos de pressão:



• A pressão insuficiente ou excessiva pode afetar significativamente o desempenho do pneu.
• A pressão insuficiente acarreta em uma elevação anormal da temperatura de funcionamento que pode provocar a degradação irreversível dos componentes internos e provocar a destruição do pneu e seu esvaziamento brutal.
• A pressão excessiva pode provocar um desgaste rápido e irregular e provocar um aumento da sensibilidade aos choques (deterioração da banda de rodagem, ruptura da carcaça).
É fundamental respeitar as recomendações de pressão do fabricante.

Reparo

A razão de se executar o procedimento da reparação é fazer com que o pneu volte a ter sua força e flexibilidade originais para um maior uso e futuras recauchutagens. Esse procedimento deve ser efetuado apenas por profissionais treinados e capacitados para tal. A garantia destes serviços é de responsabilidade da empresa que realizou o mesmo, por esta razão é importante que seja realizado por profissionais capacitados na função.
Nem todos os danos podem ser reparados. Um pneu que rodou com baixa pressão ou vazio pode ter danos irreversíveis, e só a verificação detalhada do interior permitirá diagnosticar a possibilidade ou não de voltar a rodar.

Estocagem

A boa preservação dos pneus depende do seu armazenamento. Uma série de fatores devem ser considerados para armazenar os pneus da melhor forma e prolongar, assim, sua vida útil. Conheça a seguir alguns cuidados essenciais:
• Observe o local onde os pneus estão armazenados;
• Mantenha-os em um ambiente limpo, seco, bem ventilado e longe da luz solar direta;
• Afaste-os de fontes de ozônio (como motores elétricos, transformadores, máquinas de soldar a arco etc) e de substâncias químicas, solventes ou hidrocarbonetos que possam alterar a natureza da borracha;
• Mantenha-os longe também de qualquer objeto que possa penetrar na borracha, como os metálicos pontiagudos, e de chamas ou corpos incandescentes;
• Cuide de você também: use luvas de proteção ao manusear pneus e rodas.

HORÁRIO DE ATENDIMENTO:
De segunda à sexta-feira, das 10h às 16h (exceto feriados).
SAC:
0800 723 2476